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Como improvisar no Jazz

08:50Isac Augusto

Como improvisar no Jazz

Se vocĂȘ estĂĄ lendo esse artigo, provavelmente jĂĄ tenha se perguntado como improvisar no jazz.
Todo mĂșsico viciado em pentatĂŽnica tem pavor de Jazz, afinal esse estilo apresenta muitas variaçÔes harmĂŽnicas, bem distante das mĂșsicas tonais que os virtuosos “pentamĂșsicos” estĂŁo acostumados.



Mas sempre tem aquele mĂșsico viciado em pentatĂŽnica que quer largar essa vida limitada e aprender jazz. Essa missĂŁo, no entanto, acaba indo por ĂĄgua abaixo na maioria das vezes, jĂĄ que o jazz parece ser coisa de outro mundo. É pra isso que estamos aqui! Queremos derrubar esse mito de que o jazz nĂŁo Ă© para todos!
Criaremos em breve um tĂłpico que explica o que caracteriza um jazz, seu ritmo e tudo o mais. Mas jĂĄ podemos dar uma notĂ­cia para vocĂȘ que estudou e acompanhou todos os mĂłdulos atĂ© aqui: vocĂȘ jĂĄ estĂĄ apto para improvisar no jazz!
Isso mesmo, mas antes que vocĂȘ saia daqui pulando de alegria, acalme-se um pouco, pois ainda vai ser necessĂĄrio um pouco de treino e dedicação.

CaracterĂ­sticas do jazz

NĂŁo iremos introduzir nenhum conceito novo nesse tĂłpico, apenas vamos enfatizar alguns pontos importantes:
  1. O jazz Ă©, normalmente, rico em cadĂȘncias e modulaçÔes.
  2. A pulsação rítmica do jazz pede um solo que acompanhe esse suingue.
Abordaremos nesse tĂłpico o item 1. Futuramente, criaremos um tĂłpico para o item 2.
EntĂŁo vamos lĂĄ. Para improvisar bem em modulaçÔes, nĂłs jĂĄ comentamos que Ă© importante dominar com segurança os modos gregos, de maneira que vocĂȘ consiga permanecer na mesma regiĂŁo do seu instrumento mesmo que a mĂșsica tenha mudado de tonalidade.
Por exemplo, digamos que o jazz tenha começado na tonalidade de DĂł maior e no terceiro compasso a tonalidade mudou para FĂĄ maior. Se vocĂȘ estava utilizando a escala DĂł jĂŽnico, seria interessante continuar na mesma regiĂŁo do instrumento, mudando a escala de DĂł jĂŽnico para DĂł mixolĂ­dio, em vez de “pular” para FĂĄ jĂŽnico. Tente permanecer com a mĂŁo estĂĄtica durante essas transiçÔes para o improviso ficar fluido, sem ficar saltando feito uma gazela procurando os modos jĂŽnicos de cada tonalidade.
Essa Ă© uma forma de desenvolver um comportamento e uma postura de quem toca jazz. Em relação Ă s cadĂȘncias, treine bastante o improviso em cima de cadĂȘncias II – V – I, explorando os recursos que temos para o dominante V7, especialmente a escala menor melĂłdica e a escala alterada (sua irmĂŁ), pois os mĂșsicos de jazz usam e abusam dessas escalas.
Ao ficar muito tempo improvisando em uma cadĂȘncia II – V – I, vocĂȘ vai se acostumar com essa sonoridade e adquirir um reflexo imediato, uma reação que jĂĄ desenvolve o fraseado automaticamente ao se deparar com essa cadĂȘncia. A vantagem disso Ă© que o jazz aborda muito essa cadĂȘncia, entĂŁo vocĂȘ vai reconhecer imediatamente o que estĂĄ acontecendo a todo momento e, Ă© claro, vai saber se portar muito bem sobre essas progressĂ”es. Depois, pratique tambĂ©m o improviso em algumas cadĂȘncias menos usuais, como cadĂȘncias deceptivas, para reagir bem a surpresas.
Obs: quando falamos “cadĂȘncia II – V – I”, entenda que a ideia Ă© seguir a sequĂȘncia subdominante – dominante – tĂŽnica, ou seja, podemos ter outros acordes assumindo essas funçÔes tambĂ©m, como a cadĂȘncia IV – V – I, por exemplo.
Tendo esses dois conceitos que comentamos bem treinados (modulaçÔes e cadĂȘncias), vocĂȘ conseguirĂĄ se situar bem em qualquer jazz.

Como improvisar no jazz com fraseado jazzĂ­stico

Para obter um fraseado jazzĂ­stico, ouça alguns mĂșsicos desse estilo e observe a “pegada” com que eles colocam as notas. Pratique bastante tambĂ©m a escala bebop. Pegue depois algumas mĂșsicas de jazz e treine seus improvisos em cima delas. Na parte de mĂșsicas analisadas aqui do site, estaremos colocando alguns clĂĄssicos do jazz comentados. Aproveite para praticar em cima deles. Os resultados nĂŁo vĂŁo demorar a aparecer. Experimente praticar esses conceitos em cima desse backing track (baixe o arquivo): treino jazz.
Essa base estĂĄ cheia de cadĂȘncias II – V – I. Pratique atĂ© se sentir confortĂĄvel com esse contexto.
Em breve vocĂȘ vai se sentir confortĂĄvel dentro do jazz, e isso vai enriquecer sua visĂŁo musical de uma maneira surpreendente!

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